51 3751.0222
Aletas, um componente essencial no processo de troca térmica | Novidades | Agraz Refrigeração

Novidades Agraz

Aletas, um componente essencial no processo de troca térmica

Postado em 21-08-2018

Aletas, um componente essencial no processo de troca térmica | Agraz Refrigeração | Condensadores - Evaporadores - Forçadores de Ar - Trocadores de Calor - Serpentinas - Aletados - Portas de Vidro - Coils - Balcões Refrigerados - Câmaras Frias - Acessórios

Imprescindíveis para o funcionamento dos trocadores de calor, as aletas vão além de um simples componente estrutural, exercendo relação fundamental para a entrega de eficiência adequada nos sistemas de refrigeração e climatização.

De forma geral e resumida, as aletas têm como principal função aumentar e estender a superfície de troca, proporcionando assim uma construção mais compacta dos trocadores, reduzindo seu custo fabril, e aumentando determinantemente sua eficiência.

Em termos estruturais relativos a este componente busca-se sempre:

- Maior condutibilidade térmica
- Maior durabilidade
- Menor peso específico
- Otimização de custos
- Oferta do mercado fornecedor

Atualmente os padrões comerciais mais utilizados são os fabricados em alumínio, pois apresentam um conjunto de características mais favoráveis, mesmo o cobre sabidamente apresentando maior condutibilidade e maior durabilidade. O custo do cobre, aliado a seu peso específico mais elevado se comparado ao alumínio, acaba restringindo seu uso praticamente a projetos especiais, onde existe tal exigência.

Outro fator de suma importância é o espaçamento entre aletas, que se junta a outros fatores de forma determinante para o rendimento apropriado de um trocador de calor, seja ele um evaporador ou condensador.

Via de regra quanto maior for o número de aletas maior será a capacidade de absorção ou rejeição de calor, “desde que sejam respeitadas vazão e perda de carga de projeto”. O ato de simplesmente agregar mais aletas em um trocador de calor, somando-se a uma ventilação inadequada (ventiladores de baixa qualidade ou mesmo inadequados para a aplicação) por exemplo pode ter efeito contrário ao esperado, principalmente quando suas aplicações estão associadas a ambientes com grande sujidade nos caso de condensadores (ar condicionado para máquinas agrícolas), ou mesmo para aplicações em congelamento (bloqueio) no caso dos evaporadores.

Desta forma, sugere-se um espaçamento entre aletas relativamente maior para evitar possíveis obstruções do fluxo de ar em curtos espaços de tempo.

Quanto aos espaçamentos ideais, há uma grande variação, de acordo com as necessidades e características do ambiente, sendo as mais usuais para Evaporadores:

Congelamento: 5 mm a 12 mm
Resfriamento: 3,17 mm a 6 mm
Climatização: 1,41 mm a 3,17 mm

Em Condensadores a variação mais encontrada e utilizada é de: 1,58mm a 3,17mm

A Agraz Refrigeração tem um cuidado todo especial quando o assunto é aletas, desde a sua especificação técnica e construtiva que é profissionalmente determinada pelos nossos técnicos no setor de Engenharia para cada projeto, passando pela aquisição que só é realizada junto a empresas com vasto histórico no mercado o que garante uma qualidade superior, até chegar nas mãos de nossos colaboradores onde são tratadas com zelo e cuidado para que o produto final consiga expressar de forma clara o nosso objetivo, ser a melhor solução em temperatura para você e sua empresa!

51 3751.0222
51 98357.3302
51 98196.8401
Produtos financiados pelo BNDES
Horário de atendimento
Segunda à sexta:
7h30min às 12h e 13h15min às 17h30min

Agraz Refrigeração

RS 129, km 76 - 9205 - Bairro Pinheirinho
CEP 95960-000 - Encantado/RS
Fone: (51) 3751.0222
contato@agraz.ind.br
Copyright Agraz Refrigeração 2014 - Todos os direitos reservados.